domingo, 7 de maio de 2006

Gil Vicente - BELENENSES: Estatística, Convocatória, Nomeações

Estatística

Neste momento particularmente dramático, apesar da frequência com que se tem repetido, pouco ou nada ocorre dizer a quem, como nós, sente o Belenenses. Nada como a frieza dos números para tentar de alguma forma exorcizar os estados de espírito menos optimistas. Ninguém deseja o pior cenário, mesmo os que o vêm como o mais provável. Acresce ainda que nestes momentos os números não valem nada. Assim como nada valem as conjecturas. A verdade é que o futuro, a existir, passa neste fim de tarde princípio de noite, exclusivamente pelos que terão a bola nos pés e pelos que se sentam no banco, sejam jogadores, treinadores ou dirigentes. É esta a sua última oportunidade (de todos os nomeados) em tentar salvar o que resta da face para salvar. O que for será, por isso vamos aos números do passado.

Photobucket - Video and Image Hosting

Tendo em conta a tardia chegado do Gil Vicente ao principal campeonato português, coincidindo com o pior momento desportivo do Belenenses, as deslocações a Barcelos não são de todo, do ponto de vista histórico, as que piores recordações nos trazem neste período. Estatistica e comparativamente falando.


Histórico completo de resultados:
1990/91 - D 1-2, 1992/93 - V 1-0, 1993/94 - V 3-0, 1994/95 - E 1-1,
1995/96 - E 0-0, 1996/97 - V 2-1, 1999/00 - E 1-1, 2000/01 - D 1-2,
2001/02 - D 2-3, 2002/03 - D 1-3, 2003/04 - E 0-0, 2004/05 - D 1-0.

Resumo de resultados:
Jogos: 12, Vitórias: 03, Empates: 04, Derrotas: 05, Golos Marc.: 13, Golos Sofr.: 14

Apresentamos uma percentagem de 42% de derrotas. Face ao cenário actual, que nos obriga a não perder este derradeiro jogo, os 25% de vitórias (1 em cada 4 vezes) e os 33% de empates, totalizando 58%, seriam reconfortantes se houvesse ligação directa entre a necessidade e a capacidade, entre a estatística (ou mesmo entre a probabilidade) e a ocorrência na realidade. Sabemos bem que assim não se passa obrigatoriamente, pelo que só nos resta desejar e ansiar.



Belenenses: Jogadores Convocados

Guarda-Redes: Marco Aurélio e Pedro Alves
Defesas: Amaral, Sousa, Rolando, Pelé e Rui Jorge
Médios: Sandro Gaúcho, Rui Ferreira, Rúben Amorim, Ricardo Araújo, Pinheiro, Fábio Januário, Silas, e Djurdjevic.
Avançados: Meyong, Dady, Paulo Sérgio e Ceará

Ficaram de fora da convocatória: os lesionados Gaspar, Vasco Faísca, Ahamada e Romeu, para além dos jogadores inscritos pela equipa júnior.

A minha equipa favorita (disponível) seria:

Marco Aurélio;
Sousa, Pelé, Rolando e Rui Jorge;
Sandro Gaúcho;
Amaral, Ruben Amorim e Djurdjevic;
Silas e
Meyong

Em 4-4-2 (4-1+3-1+1), com Amaral e Djurdjevic bem abertos nas alas e em apoio aos defesas laterais. A médio-centro Ruben mas mais numa missão de apoio a Sandro, ficando Silas encarregue da construção obrigado que será, certamente a recuar no terreno, em função da marcação que lhe será movida pelo trinco adversário. Meyong livre em diagonais a procurar desmarcação na área.

A equipa provável:

Marco Aurélio;
Amaral, Rolando, Pelé e Rui Jorge;
Sandro Gaúcho;
Ruben Amorim, Fábio Januário;
Paulo Sérgio, Meyong e Silas

No mesmo esquema de 4-5-1 (4-1+2+2-1), com Silas e Paulo Sérgio nas alas avançadas.



Arbitragem: Nomeações

No que respeita à arbitragem regista-se a nomeação dos seguintes responsáveis:
Árbitro: Olegário Benquerença, AF Leiria
Árbitros Assistentes: Luís Marcelino e Valter de Oliveira, também da AF Leiria
Observador: Romeu Franganito
Delegados: Henrique Conceição, António Augusto e Carlos Marques

Olegário Benquerença já apitou, esta época, o Belenenses 2 – Braga 0. Um jogo que parecia marcar uma reviravolta na mentalidade da equipa do Belenenses face à situação desesperada em que já se encontrava. Na época passada, apitou os jogos Belenenses 3 – Estoril 0 e Braga 2 – Belenenses 0.

Quanto aos assistentes:
Luís Marcelino não participou na arbitragem de jogos do Belenenses esta época. Na época passada, participou nos jogos Académica 1 – Belenenses 1 e Vitória de Setúbal 1 – Belenenses 2.

Valter Oliveira participou, esta época ,nos jogos Benfica 0 – Belenenses 0 e Rio Ave 2 – Belenenses 1. Na época passada foi auxiliar no Beira-Mar 3 – Belenenses 3.



Comentário

Assim termina uma rúbrica que acompanhou toda a época. Apresentámos e comentámos os números do passado de cada adversário que se nos cruzava no caminho. Informámos e conjecturámos, apresentado as nossas preferências sobre as equipas do Belenenses. Informámos e analisámos o histórico de arbitragem de cada responsável nomeado para os nossos jogos, relembrámos algunss comportamentos destes responsáveis no passado.

Fizemos também e repetidamente apelos à participação dos sócios e adeptos nos jogos do Belenenses. Uma participação activa, emotiva e de envolvimento com a equipa que no campo representa, bem o mal, o Belenenses de hoje. Apelámos à participação activa também no sentido da utilização frequente de bandeiras, cachecóis e outros artefactos com os símbolos do Belenenses. Algo que ao longo dos anos de incúria dirigente se foi perdendo.

Temos a consciência tranquila do cumprimento do objectivo a que nos proposemos com esta rúbrica. Assim sendo e sem mais comentários, despedimo-nos com os desejos de que haja um amanhã menos negro do que o tememos hoje.

Um forte abraço a todos os belenenses sofredores deste dia difícil e... até sempre!

BELÉM, BELÉM, BELÉM!!!