sexta-feira, 9 de junho de 2006

Há vida além de Mateus

O Belenenses luta pela sua sobrevivência. E luta pela sua sobrevivência não pelo ‘caso’ Mateus. Há vida além de ‘Mateus’.

Entendo que seja dada ênfase a esta luta, que se enviem emails para as entidades que se faça barulhos nos jornais.

Tenho-me abstido de grandes comentários a este propósito por razões muito simples:

- Este meio viciado da ‘blogosfera’ julga-se mais do que realmente é. E não me refiro a quem bem intencionadamente demonstra apoio a uma causa que é de todos nós – o manter o Belenenses na primeira liga, pela força dos regulamentos (justo!). Mas porquê esquecer no processo o porquê de estarmos assim?

O ruído excessivo que já é feito noutros locais. Uma verdadeira loucura e roda-viva sem qualquer interesse em que se repetem vezes sem conta as mesmas coisas e se publicam outras tantas vezes as mesmas pseudo-notícias que nada adiantam e que os jornais vão publicando para gáudio geral.

Já repararam, por exemplo, que, esta semana, anda a douta «blogosfera» há 4 dias a comentar uma coisa que ainda não é oficial? Que andam a comentar os próprios comentários e, mais, os comentários de tipos que me parecem ser tanto do Gil Vicente como eu sou do Paysandu? Que anda, este meio etéreo, em circulo fechado, mais ainda do que o costume?

Com papas e bolos se enganam os tolos. Enquanto estão entretidos com este “fait-divers” não chateiam com:

- exigências de publicação e explicação de Planos de Acção Imediata não restringindo o seu conhecimento e envolvência a meia-dúzia de conselheiros (ai há crise?),

- salários em atraso (Ãhn?)

- eventual abaixamento de cláusulas de rescisão (ah sim, a sério?)

- crateras orçamentais e engenharias financeiras dolosas e dolorosas (nãããoooo pooode seeeer, o Exmo. Sr. Dr fez isso?)

- o desmantelamento de modalidades que dão títulos em detrimento de outras que não ganham nada há 50 anos e com igual orçamento, com a saída de jogadores internacionais e belenenses com 20 anos de sócio.

- sangria da massa associativa. O Relatório e Contas (que por definição é sempre embelezado) reflecte uma perda da massa associativa para números de há 25 anos, com a menor taxa de sócios contribuintes de há muitos desses anos. E não esquecer que desses 8.000 que lá vêm há que retirar os que o são há força piscineira.

Impressionante o que se disse dos sócios que no uso do seu pleno direito estatutário quiseram uma AGE.

Face a tudo isto, porque raio havia de andar mais este blog (que também o é e está inserido no mesmo meio viciado) a fazer mais eco?

Não há já atitudes pidescas e persecutórias que cheguem?

Não há já incitamento à violência e processos-crime potenciais em número que chegue?

Parece que não. Tenho lido coisas incríveis, inenarráveis mesmo. Do mais negativo que julguei possível. Opto pelo silêncio. Não quero ser conivente com coisa com as quais não posso concordar. Desculparão mas prefiro celebrar o Belenenses.

Julga o meio que, o Mateus, esse belo jogador, será a salvação por si só. Façamos muito barulho que isso é que interessa. Não fizesse o Clube, na competência do seu departamento jurídico a sua obrigação, accionando os meios e contactando as entidades certas, nacionais e internacionais, que veriam o status-quo do futebol português a marimbar-se olimpicamente para os (no máximo) 300 barulhentos blogosféricos protestantes, se é que sabem que existe tal coisa.

Termino com uma pergunta: E se, por absurdo, formos mesmo para a segunda liga, ou de (des)honra?


NdA: Dadas as frequentes dificuldades no domínio da interpretação da língua portuguesa a que tenho assistido nestes dois anos e meio e para evitar mal-entendidos, reforço as seguintes ideias:

- espero que o Belenenses se possa manter na primeira liga já em 2006/2007;

- reprovo a atitude do tal Sr. Meirim se é que é do Belenenses e que espero que o Conselho Fiscal e Disciplinar faça (uma vez na vida) o seu trabalho – se não for pedir muito.

Parafraseando o nosso consócio e amigo Raul Solnado:
Façam o favor de ser felizes!