terça-feira, 6 de junho de 2006

Caso Mateus

Não temos falado do “caso Mateus”.

As razões são várias e algumas delas calamos, dado que esse silêncio nos parece ser o mal menor.

As outras razões são as seguintes:

1. Já descemos uma vez, a ferida está bem aberta e não quero voltar a descer poucas semanas depois. Prefiro evitar uma nova desilusão, proveniente de criar uma ilusão. Para mim, estamos na II. O que vier melhor, por acréscimo, será sempre um alívio (e uma melancólica satisfação).

2. Em termos pessoais, o caso, meramente formal, é insusceptível de nos mobilizar, de nos entusiasmar. Não obstante, acho que a Direcção ao protestar, tomou o único caminho possível nas circunstâncias.

Prefiro, é claro, e está fora de discussão, que a decisão nos seja favorável. Issso está completamente fora de dúvida. Não obstante, ela não evitará que mais um bocado do que foi o Belenenses tenha sido amputado. Nem servirá para branquear uma gestão clamorosamente falhada.

Apesar do que disse, e porque a memória é curta, gostava de lembrar que por duas vezes, 39/40 e 41/42, o Campeonato da Primeira Divisão foi alargado para beneficiar o F.C.Porto (que, curiosamente, até veio a ser Campeão na 1ª das épocas referidas); que em 71/72, houve um alargamento para a Académica se manter “na Primeira”; que em 87/88, o Vitória de Guimarães não desceu devido a vários escândalos, incluindo o caso “N´Dinga”; que na época 21/22, os clubes “mais velhos”, Benfica, Sporting, Internacional e Império, resolveram, na secretaria, que o Belenenses, Vice-Campeão da época anterior, teria que disputar a 2ª divisão.

Quem, pois, está em condições de nos atirar pedras?

Parece que será hoje, dia 6, que poderá sair alguma coisa sobre a definição deste caso.

Seja o que for que sair à luz do dia, não vale muito a pena embandeirar em arco nem desanimar: o caso vai ainda arrastar-se bastante tempo (recursos e contra-recursos, etc.).

No entanto, embora, repito, nem queira pensar nisso, “cheira-me” que o Belenenses vai acabar por ficar na Primeira. E "cheira-me" também que vai haver alargamento.


Nota BS : Os jornais de hoje dão entender uma decisão favorável ao Belenenses. Tal decisão repõe-nos na 1ª Divisão. De facto, não é definitivo mas, ainda com jogo pela frente, é melhor estar a ganhar do que a perder.