sábado, 29 de julho de 2006

Neste dia, em . . .

1978 – Conquista da segunda Taça de Portugal em Andebol

A meio da década de 70, o Belenenses viveu um período verdadeiramente auspicioso no Andebol.

Cingindo-nos unicamente ao Escalão Sénior, foram conquistadas as seguintes competições:

1974 – Campeonato Nacional. Campeonato Metropolitano. Taça de Portugal.
1975 – Campeão de Lisboa (Equipas Femininas).
1976 – Campeão Nacional. Taça de Portugal (Sector Feminino; neste ano, o Belenenses foi a primeira equipa feminina a participar em competições europeias de Andebol, na Taça dos Vencedores de Taça).
1977 – Campeão Nacional (pela segunda vez consecutiva; depois, na Taça dos Campeões Europeus, foi a primeira equipa portuguesa a ganhar fora).
1978 – Taça de Portugal.

Photobucket - Video and Image Hosting

Todos estes resultados eram o corolário lógico da grande aposta na Formação, criando uma poderosa Escola. Na década de 60 e princípio dos anos 70, os títulos nacionais e regionais sucederam-se em catadupa nos escalões jovens.

Photobucket - Video and Image Hosting

Neste ano de 1978, em que foi Vice-Campeão, o Belenenses conquistou assim a sua segunda Taça de Portugal, que juntava aos quatro títulos de Campeão Nacional que já detinha (o primeiro, fora obtido em 1948, ainda na variante de Onze).

Na final, a nossa equipa venceu o Oriental por folgados 33-14.
O Belenenses apresentou os seguintes jogadores (entre parêntesis, estão os golos obtidos): José António (Xavier); José Manuel (2), Branco Lopes (3), Franco (3), António Ferreira (2), Espadinha (6), Sousa (1), Armando (3), Ricardo (1), Hernâni (11) e Costa (1).

Nomes como José António, Espadinha, Franco, José Manuel, Hernâni e Ferreira têm o seu nome escrito a letras de ouro na história do nosso Andebol.

Photobucket - Video and Image Hosting

Foi a sétima edição da Taça de Portugal. Os troféus estavam assim distribuídos: Sporting, 3; F.C.Porto, 2; Belenenses, 2.