sábado, 5 de agosto de 2006

Neste dia, em . . .

1958 – Primeiras provas internacionais de Atletismo no Restelo

Neste tempo a pista de atletismo tinha uma utilidade visível e dava projecção ao Clube.

Photobucket - Video and Image Hosting

Quatro anos mais tarde voltou a ser palco de um novo meeting Internacional, um Portugal-França, que ficou famoso pela marca obtida no salto em comprimento por Pedro Almeida. 7,62 metros, marca que seria a melhor do país durante 23 anos.

Como referimos no apontamento sobre a inauguração da pista sintética (a 25 de Maio de 2003) com a inauguração, em 1972, da pista sintética do Estádio Nacional – a primeira em Portugal – a do Restelo, de cinza, deixou praticamente de ser utilizada em competições. A questão das seis pistas para isso também contribuiu.

O que não é compreensível é fazer um investimento de monta, como é a colocação de um piso sintético, e que isso não contribua para uma maior visibilidade do Clube.

É igualmente incompreensível como, decorridos apenas três anos, a pista sintética do Restelo ser considerada pela Federação Portuguesa de Atletismo como (e citando o site da Federação na Internet a 19 de Julho de 2006): “Incompleta/Degradada” e “Nunca Vistoriada”. Erro da Federação, ou... outra coisa qualquer?


Photobucket - Video and Image Hosting


1984 – Georgete Duarte é homenageada pela Associação de Atletismo de Lisboa

O nome de Georgete Duarte é repetido muitas vezes ao longo destes apontamentos. É natural e é consequência óbvia da quantidade de títulos conquistados (46) e de recordes nacionais obtidos (10). É a campioníssima do Atletismo Feminino do Belenenses.

Neste apontamento não vamos repetir o muito que a seu propósito já foi escrito. Desta feita, limitamo-nos a registar a homenagem que lhe foi prestada pela Associação de Atletismo de Lisboa, precisamente em 5 de Agosto de 1984.

A homenagem, que decorreu no Estádio de Alvalade, foi feita em honra da sua prestigiada carreira que levou a que fosse unanimemente considerada a melhor atleta portuguesa na década de 50.

Photobucket - Video and Image Hosting

Acácio Rosa referiu-se-lhe nos seguintes termos a propósito desta justa homenagem:
...Tive a honra de colher a primeira ficha de inscrição de Georgete.
Daqui lhe envio um beijo de muita consideração, admiração e profunda gratidão como Belenense e seu dirigente de tantos anos.


Todos devemos estar igualmente reconhecidos. Todos, mesmo aqueles que não viram em competição esta grande atleta, mas que, apesar disso, se interessam e orgulham pelos feitos e pela história do Belenenses. O Belenenses, apesar das décadas conturbadas e instáveis que vive nem por isso perdeu a sua história, apesar de muitos a quererem destruir para melhor conviver com a mediocridade.