sábado, 28 de janeiro de 2006

Neste dia, em . . .

1945 – Belenenses vence F.C.Porto por 6-2, em casa deste, para o Campeonato Nacional

Ainda há dois dias atrás falámos de uma retumbante vitória do Belenenses por 4-0 em casa do F.C. Porto (26 de Janeiro). Também recentemente, listámos todas as goleadas que o Belenenses aplicou ao F.C.Porto em competições oficiais (10 de Janeiro). O mês de Janeiro parece dar sorte ao Belenenses nos jogos com o F.C.Porto – veja-se também 14 de Janeiro.

Esta vitória que hoje evocamos ocorreu na época de 44/45, período de fulgor do Belenenses.

Recordemos que em 1942, vencemos a Taça de Portugal (tendo igualmente ido à final nos dois anos anteriores); em 1943, vencemos o Campeonato de Lisboa, então uma competição quase tão importante como o Campeonato Nacional; em 1945, fomos, pela 6ª vez, Campeões de Lisboa; em 1946, conquistámos o Campeonato Nacional... Grandes jogadores, grandes treinadores, grande mística (alma) a do Belenenses de então! E, para sermos precisos, refira-se que bem podíamos ter vencido este Campeonato Nacional de 1944/45...

Com efeito, ficámos em 3º lugar no final, empatados com o 2º classificado, o Sporting, e a 3 pontos do campeão Benfica, e com o expressivo goal-average de 72-29 (ver quadro).

Image hosting by Photobucket

Registámos, nessa época, o maior número de golos marcados num só jogo do Campeonato Nacional – 15, record que se mantém (vitória 15-2 sobre a Académica) e ainda obtivemos outra grande goleada, das maiores de sempre: 14-1 ao Salgueiros (clube a quem, numa hora dramática, saudamos respeitosamente). Fomos a equipa mais pontuada na 2ª volta.

Lutámos até ao fim pelo título, do qual fomos em grande medida afastados por uma vergonhosa e insólita situação ocorrida na antepenúltima jornada, que teve lugar em 25 de Março de 1945: Em jogo disputado no campo do Sporting, o Belenenses perdeu 2-1 mas marcou 3 golos. O árbitro validou os 3 golos azuis mas um juiz de linha, de nome Rosa (se calhar de caule verde, flor vermelha e muitos espinhos...), obrigou o árbitro a anular dois desses golos do Belenenses, ameaçando ir-se embora se as suas indicações não fossem acatadas. Incrível mas verdadeiro!

Já agora, refira-se que no jogo da 1ª volta, nas Salésias, também vencemos o F.C.Porto embora por margem menos dilatada: 3-2.