quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Neste dia, em . . .

1959 – Belenenses vence Sporting de Braga por 7-0 para o Campeonato Nacional de Futebol

Nesta data, o Belenenses recebeu e venceu o Sporting de Braga, no Restelo, por 7-0. Ao intervalo, a vantagem era já de 4-0.

A nossa equipa alinhou com: José Pereira; Pires e Moreira; Carlos Silva, Figueiredo e Vicente; Yaúca, Abdul, Mendes, Matateu e Tito.

Os golos foram marcados Matateu (3), Mendes (2), Tito e Abdul.

Image hosting by Photobucket

Mas já agora contemos a história um pouco mais de trás. No Campeonato de 53/54, o Sp. de Braga obteve a sua melhor classificação de sempre até então, um 5º lugar, a seguir aos 4 grandes. Nós, obtivemos a 2ª pior classificação da década...com um 4º lugar.

Mas nesse Campeonato, mais do que o seu 5º lugar, o Braga deu brado e provocou o maior espanto, com duas vitórias impensáveis: 7-0 ao Belenenses e 5-0 ao Benfica.

Image hosting by Photobucket

No Campeonato seguinte, o Braga veio ganhar às Salésias (o que nos fez terrível diferença: bastava termos empatado para termos sido campeões, dado o drama que se viveu na última jornada). Se fosse com a mentalidade hoje vigente no clube, não faltaria logo quem dissesse que o Braga era um adversário inacessível, muito acima de nós, etc e tal.

O Belenenses de então, porém, era muito diferente. Na 2ª volta de 54/55, mais propriamente na penúltima jornada, ganhámos 3-2 em Braga, permitindo-nos entrar para a última jornada da liderança do Campeonato.

Os 7-0, contudo, não tinham sido esquecidos e o Belenenses foi em busca de uma desforra convincente.

Em 1955/56, nas Salésias, vencemos por 7-2 (e o Braga foi despromovido).

Image hosting by Photobucket

Em 57/58, no Restelo, ganhámos por 9-3, com 6 golos de Matateu. Em 58/59, como já vimos, triunfámos por 7-0, continuando na nossa luta encarniçada com o F.C.Porto e o Benfica pela conquista do Campeonato (cfr. 1 de Fevereiro)

Image hosting by Photobucket

A desforra estava mais conseguida mas não seria a última goleada que o Braga sofreria às nossas mãos, como veremos dentro de dias.



1987 – Primeiro jogo da equipa feminina de Râguebi

Quando, na longínqua época de 1928/29, António Basílio dos Santos e Rodrigo Bessone Basto criaram a Secção de Rugby do Belenenses, estariam certamente longe de imaginar a criação de uma equipa feminina de Rugby.

Seria necessário esperar, em termos nacionais, cerca de 40 anos para se assistir ao primeiro encontro de Rugby feminino em Portugal que viria, aliás, a ser organizado pela Associação Académica de Coimbra, outra grande referência do desporto português.

No entanto esta modalidade no feminino tem sofrido ao longo dos anos muitos altos e baixos, com frequentes interrupções na disputas das competições, não se verificando grande e constante adesão.
As próprias regras são diferentes no que respeita ao número de jogadoras e à duração do jogo. No feminino o Râguebi joga-se em campo inteiro, as equipas são formadas por 12 jogadoras e a duração do jogo é de dois períodos de 10 minutos.

No Belenenses, a competição feminina seria introduzida apenas em 1987, portanto cerca de 60 anos após a criação absoluta da modalidade no Clube.

O primeiro jogo foi disputado no Estádio Nacional, defrontando a equipa do Benfica. O encontro saldou-se num empate a 12 pontos.

Image hosting by Photobucket

De notar que as jogadoras estreantes, ou a sua quase totalidade, se situavam na faixa etária dos 14 a 15 anos, o que prometia muito em termos de desenvolvimento da modalidade para os anos seguintes à sua criação e se inseria numa premissa básica que sempre acompanhou e ainda acompanha o Râguebi no Belenenses – a formação.

Para a história fica o registo das primeiras jogadoras de Râguebi do Belenenses e que alinharam neste primeiro encontro.
Foram: Catarina Ruas (Capitã), Regina Oliveira, Carolina Grilo, Sandra Correia, Palmira Silva, Stella Monteiro, Carla Máximo, Carla Gama, Maria Mafalda Soares, Ana Reis, Ana Amorim, Mariana Andrade, Marta Rodrigues, Paula Gama e Luzia.

Mais recentemente a equipa feminina abandonou a competição. Quem sabe se um dia haverá condições para o seu regresso…