1964 – Vale Guimarães toma posse como Presidente da Direcção (que já fora no período 1959-61)
Francisco José do Vale Guimarães foi Presidente do Belenenses por duas vezes: entre 1959 e 1961 e em 1964.
Foram anos tumultuosos da vida do Belenenses: em 1959, lutámos bravamente pelo título de Campeão Nacional, de que fomos afastados por factos anómalos, já aqui várias vezes referidos.
Nesse mesmo ano, o Belenenses vence a 1ª Taça de Honra, vencendo Benfica e Sporting (cfr. 13 de Setembro). Em 1960, repetimos o 3º lugar, ganhámos a Taça de Portugal (vitória 2-1 sobre o Sporting) e renovámos a conquistar a Taça de Honra (com 5-0 nas meias-finais contra o Benfica (cfr. 4 de Setembro). Nesse mesmo ano, o clube patrocinou a 1ª História do Belenenses, por Acácio Rosa. Em 1961, estreámo-nos na antecessora da Taça UEFA... (cfr. 4 de Setembro)
No entanto, o drama rodeava o clube. A crise financeira, proveniente do que passara com a perda das Salésias e construção do Restelo, era avassaladora.
Em situação desesperada, o Belenenses tem que ceder o nosso Estádio à Câmara Municipal de Lisboa, e sujeitar-se a condições humilhantes.
As nossas taças são encaixotadas e postas à porta da rua. A bandeira do clube deixa de estar hasteada no Estádio que construíramos.
Matateu sofre lesões, caminha para a veterania, já não consegue resolver jogo atrás de jogo...
Vale Guimarães lutou estoicamente. E foi por isso que ainda voltou em 1964, em condições adversas.
Quando estamos mal, todos se alentam a atacar-nos. O Sporting raptou Carlitos e deu-se o corte de relações entre dois clubes históricos (cfr. 18 de Novembro ).
Ao menos tínhamos honra...