quinta-feira, 23 de março de 2006

Neste dia, em . . .

1932 – Nasce José Luís Carvalho Cardoso (antigo Presidente)

José Luís Carvalho Cardoso foi Presidente da Direcção nos dramáticos anos 60, mais concretamente na gerência de 1965.

Photobucket

Enormes dificuldades financeiras marcaram todo o mandato, o que, obviamente, tolhia a capacidade de produção de bons resultados desportivos.

Apesar disso, o Belenenses conquistou neste período, em futebol, o Campeonato de Lisboa de Reservas. É de frisar este primeiro título conquistado no futebol (desde a inauguração do Estádio do Restelo) pois era então um campeonato participado e de razoável importância e que arrastava bastante público para assistir aos jogos, numa quantidade média de espectadores que faria inveja aos campeonatos profissionais de futebol portugueses. Aos principais inclusive.

No Andebol, o Belenenses sagoru-se Campeão de Lisboa em Andebol de 7 (sénior) e também na variante de 11 (Júnior)

No Basquetebol o Belenenses sagrou-se Campeão de Lisboa em Infantis e Campeão de Portugal, na mesma categoria.

No Râguebi, além da estreia na Taça Ibérica (ver 26 de Fevereiro) o Belenenses foi Campeão de Portugal em Reservas.

A situação não dava para mais e, na actividade principal – o Futebol – quedar-se-ia por tristonho e pouco habitual oitavo lugar.

O Belenenses afundava-se na sua enorme dívida e nada parecia poder solucionar o problema. No final deste mandato e na eleição dos corpos gerentes para 1966 chegou a aventar-se a hipótese da constituição imediata de uma Junta Directiva que, com estatutos suspensos, pudesse levar a cabo as medidas necessárias à estabilização financeira do Clube. No entanto, tal não se concretizou senão cerca de um ano mais tarde (ver 2 de Fevereiro).



2005 – Ana Rita Santos, Campeã Nacional de 200 metros bruços, em Natação. Patrícia Conceição, Campeã Nacional de 50 metros livres, em Natação

 Photobucket

No decorrer dos Campeonatos Nacionais de Natação, Ana Rita Santos vence a prova de 200 metros bruços e Patrícia Conceição a de 50 metros livres, sagrando-se ambas Campeãs Nacionais das respectivas distâncias na categoria Sénior.