segunda-feira, 15 de maio de 2006

Neste dia, em . . .

1927 - Faraó Rodrigues Pereira e Francisco Matos concluem a primeira edição da Volta a Portugal em Bicicleta

A 28 de Abril fazemos referência ao início da primeira Volta a Portugal em Bicicleta, na qual participaram estes dois ciclistas Belenenses.

Como já tinhamos referido no apontamento acima referido, na Classificação-Geral final, Faraó Rodrigues Pereira e Francisco Matos classificaram-se no 10º e 15º postos, respectivamente.
Este feito honroso mereceu por parte da Direcção do Belenenses, então presidida por João Luís de Moura, a iniciativa de homenagear os ciclistas com um banquete comemorativo.

Esta homenagem, realizada no Casino Ribamar, em Algés, foi muito concorrida o que não só demonstrava o vigor como os Belenenses viviam a vida do seu Clube como simultaneamente demonstrava a importância do ciclismo no panorama desportivo nacional e a sua popularidade como forma de propaganda do Clube a nível nacional, nessa altura apenas um jovem com menos de oito anos de vida.



1932 - Belenenses vence 6-0 em casa do Sporting para o Campeonato de Portugal

É verdade! Vencemos mesmo! Em futebol sénior!

E mais: exactamente uma semana depois, agora em nossa Casa, nas Salésias, ganhámos por 9-0: ou seja, no conjunto das duas mãos, vencemos por 15-0!

Infelizmente, poucos Belenenses sabem disto. Infelizmente, embora eu soubesse dos feitos, da época em que ocorreram e para que competição contavam, só consegui obter as datas exactas (e os marcadores dos golos) ao compulsar, numa livraria, um livro do Sporting – é triste, mas o nosso clube parece pouco preocupado em cuidar da sua imagem...

Photobucket - Video and Image Hosting

Felizmente, em contrapartida, há dedicados Belenenses que guardam verdadeiras relíquias. Neste ponto, agradecemos ao nosso querido amigo (e grande belenense) Álvaro Antunes o ter-nos facultado jornais da época, com os quais ilustramos o artigo.

O jogo contava para os Oitavos de Final do Campeonato de Portugal, a cuja final (e finalíssima) chegaríamos, como veremos noutra oportunidade. O Belenenses tinha sofrido, no início da época, um golpe profundíssimo com a morte de Pepe; mas reagiu com alma de gigante. Ganhámos o Campeonato de Lisboa, com 35 pontos, à frente do Sporting, com 33, e do Benfica, com 29. Tivemos o melhor ataque e a melhor defesa.

É importante fazer notar que o Sporting tinha sido o nosso principal rival no importante Campeonato de Lisboa e que ganhara, aliás, a edição anterior. Não era uma equipa em crise. Ambos os clubes iniciaram o Campeonato de Portugal com ambição de o ganhar.

Photobucket - Video and Image Hosting

Ao defrontarem-se, contudo, a superioridade do Belenenses foi claríssima e devastadora: 6-0, no campo do adversário. Os golos foram marcados por José Luíz (2), Heitor, Bernardo Soares e Rodolfo Faroleiro e, ainda, pelo sportinguista trindade na própria baliza.



1945 - Belenenses empata 2-2 em casa do Real Madrid

Várias vezes nos referimos, nestes apontamentos, aos jogos entre o Belenenses e o Real Madrid (cfr. 9 de Setembro; 14 de Dezembro)

A história desses encontros é, só por si, motivo de imenso orgulho para o nosso clube, pois foi o Belenenses o convidado para inaugurar o Estádio do Real Madrid, em 1947; e ali voltou, novamente convidado, em 1972, para as bodas de prata do mesmo Estádio e para a despedida de Gento, que havia sido cinco vezes Campeão Europeu pelo Real Madrid. Ora, o Real Madrid é, nem mais nem menos, do que o maior, o mais bem sucedido clube do mundo!

Já vimos anteriormente que, em 1931, o Belenenses tinha vencido o Real Madrid em Espanha, e foi o primeiro clube português a consegui-lo. Mas o jogo foi disputado em Ayamonte. Em 1945, porém, o Belenenses deslocou-se à própria casa dos madrilenos. O jogo era de homenagem ao jogador Alonso, do Real Madrid, que tinha sofrido uma grave lesão.

Photobucket - Video and Image Hosting

Com a classe que a levaria, um ano depois, a ser Campeã Nacional, a nossa equipa exibiu-se brilhantemente em Madrid, empatando por 2-2. O público e a imprensa de Espanha ficaram assombrados com o poderio do Belenenses. O cartão de visita que deixámos foi, sem dúvida, uma das razões para o convite com que fomos honrados dois anos depois.

A equipa do Belenenses apresentou-se com os seguintes jogadores:
Capela; Vasco, Feliciano e Serafim; Amaro e Gomes; Mário Coelho, Quaresma, Armando, José Pedro e Rafael.

Na segunda parte, Elói substituiu Armando. Destes jogadores, 8 foram internacionais A e todos eles se sagrariam Campeões Nacionais na época seguinte.

Photobucket - Video and Image Hosting

O resultado que obtivemos tem ainda mais valor se considerarmos que a equipa do Real Madrid, à época vice-campeã espanhola, saiu para o intervalo a ganhar por 2-0, golos obtidos aos 23 e 28 minutos.

Na segunda parte, o Belenenses passou a deter do domínio da partida e, aos 56 minutos, reduziu para 2-1. O lance começou no nosso Guarda-Redes, que endossou a bola a Amaro. A bola circulou depois por Artur Quaresma, José Pedro e Elói, que desmarcou Mário Coelho. Com um magnífico remate para o canto direito da baliza do Real, Mário Coelho fez o golo.

Porfiou o Belenenses na ofensiva e, aos 85 minutos, acabou por obter a recompensa dos seus esforços, restabelecendo o empate. Mário Coelho foi novamente o autor do golo. A jogada começou em Vasco, que desarmou um opositor e lançou a bola para Quaresma. Este, numa jogada brilhante, driblou vários adversários e centrou para Mário Coelho que disparou potente remate. Estava feito o 2-2 final.

Photobucket - Video and Image Hosting

Este desafio, entretanto, foi como que a primeira-mão de dois, visto que, 16 dias depois, o Real Madrid deslocou-se às Salésias, retribuindo a nossa visita.

Veremos, portanto, em breve, como correu esse jogo e qual o saldo do encontro entre o Belenenses e o maior clube do mundo.