quarta-feira, 24 de maio de 2006

Neste dia, em . . .

1958 - Belenenses vence selecção do México por 3-0

Agora que Portugal vai defrontar o México para a Fase Final do Campeonato do Mundo de Futebol, tem mais oportunidade que nunca lembrar que o Belenenses já jogou contra essa Selecção e a venceu por 3-0.

O México não é uma é uma selecção qualquer. Marcou presença em 12 fases finais do Campeonato Mundial, o triplo das presenças de Portugal.

Tão pouco, naquela altura o México atravessava uma crise. Esteve presente no Campeonato do Mundo, realizado na Suécia, nesse mesmo ano e, em 1959, sagrou-se Campeão da América Central.

Aliás, o jogo inseriu-se mesmo na preparação da selecção mexicana para a Fase Final do Campeonato do Mundo, que começaria duas semanas depois. Nesta, o México perderia com a anfitriã Suécia e com a, então, poderosa Hungria e empataria com o País de Gales.

Photobucket - Video and Image Hosting

Face ao exposto, a vitória do Belenenses revestiu-se muito mérito e valor, dando sequência aos triunfos obtidos, no mesmo ano, sobre o Valência (cfr. 9 de Abril) e o Barcelona (cfr. 7 de Maio) e mostrando a força de uma equipa que, na época 58/59 só não foi novamente campeã devido a factos anómalos, já aqui referidos várias vezes.