quarta-feira, 3 de maio de 2006

Neste dia, em . . .

1921 - Primeira vitória sobre o F.C. Porto (3-0, na cidade do Porto)

Ao contrário do que aconteceu com os nossos rivais do Benfica e do Sporting, a quem vencemos logo no primeiro jogo que com eles disputámos (2-1 sobre o Benfica em 25 de Janeiro de 1920); 1-0 sobre o Sporting, em 18 de Abril do mesmo ano), o nosso primeiro jogo com o F.C.Porto, talvez por ser disputado na cidade-sede desse nosso adversário, saldou-se por uma derrota, embora honrosa, por 4-3.

No entanto, a desforra não tardaria e, logo no ano seguinte, exactamente em 3 de Maio de 1921, novamente na cidade “invicta”, o Belenenses triunfou concludentemente por 3-0 (dois dias depois de a nossa equipa vencer uma selecção portuense por 9-3).


Para desempatar, na terceira deslocação ao Porto, e no terceiro jogo contra o nosso adversário, o Belenenses voltou a ganhar, desta feita por 2-1, em 31 de Outubro de 2001.

Ao longo de 86 anos, foram mais de 200 os jogos entre as equipas principais de futebol do Belenenses e do Porto, entre jogos particulares (como os que referimos) e oficiais (nestes, o primeiro jogo foi em 1926/27, para o Campeonato de Portugal, acabando com uma vitória do Belenenses por 3-2).

Podemos apenas apresentar as estatísticas das competições oficiais: Campeonato de Portugal, Campeonato Nacional e Taça de Portugal.
Photobucket - Video and Image Hosting

Assim, em 165 jogos, o Belenenses tem 47 vitórias, 38 empates e 80 derrotas. As vitórias do Belenenses são 28,48%; as do F.C.Porto, 48,48%; os empates, 23,03%. Marcámos 194 golos e sofremos 298. Em termos percentuais, o Belenenses averbou 39,43% dos golos, contra 60,57% do nosso adversário. Estivemos em superioridade até ao fim dos anos 50. Manteve-se o duelo equilibrado (ou muito próximo disso) até 1980. A partir daí, 25 anos de ouro do F.C.Porto e 25 anos terríveis (com um breve período de ressurgimento) do Belenenses desequilibraram a balança.

Seja como for, o Belenenses – Porto é um grande clássico do desporto português. E ponha-se em confronto com os portistas, no nosso lugar, o Boavista, o Guimarães ou o Setúbal e veja-se como a diferença é muito, muitíssimo maior.

Distribuindo pelas três Competições temos:

Para o Campeonato de Portugal, o Belenenses somou 4 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, marcando 18 golos e sofrendo 19.

Para o Campeonato Nacional, o Belenenses averbou 36 vitórias, 27 empates e 73 derrotas, marcando 150 golos e sofrendo 253.

Para a Taça de Portugal, o Belenenses somou 7 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, com ambas as equipas a apontarem 26 golos.



1932 - Augusto Silva torna-se capitão da Selecção Nacional de Futebol e César Matos alcança 15ª internacionalização

Neste ano, o Belenenses disputou a final do Campeonato de Portugal com o F.C.Porto. Como o nosso amigo Álvaro Antunes há algum tempo recordava, a imprensa, a propósito desse jogo, referia-se ao Belenenses como o mais poderoso clube de Lisboa.

Na época seguinte, o Belenenses obtinha a sua terceira vitória no Campeonato de Portugal (à quinta presença na final) e, desde a sua fundação em 1919, alcandorara-se à posição do mais forte e bem sucedido clube de Portugal.

Esta força tinha, evidentemente, reflexos na Selecção Nacional. Em 1928, o Belenenses passou a ser o clube com mais jogadores presentes na Selecção Nacional, somando todas as participações em todos os encontros desde o início da actividade da mesma. Manteria essa posição até 1934, ano em que, por sua vez, Augusto Silva, se tornou o mais internacional dos jogadores portugueses, com 21 jogos, marca que só seria ultrapassada em 1950.

Neste jogo de 3 de Maio de 1932, Portugal venceu a Jugoslávia por 3-2. Presentes na Equipa Nacional, estiveram os azuis Augusto Silva e César de Matos, dois nomes escritos a ouro na história do Belenenses e do futebol português.


Photobucket - Video and Image Hosting

Augusto Silva foi, pela primeira vez, Capitão da Selecção. Sê-lo-ia por mais quatro vezes até pôr termo à sua carreira de futebolista.

César de Matos atingiu a marca, para a época verdadeiramente notável, de 15 internacionalizações (seria o correspondente a umas 100 nos dias de hoje). Na altura, o sportinguista Jorge Vieira liderava com 17 internacionalizações, seguido dos dois belenenses Augusto Silva, com 16, e César de Matos, com 15.

Em 2 de Abril de 1933, Augusto Silva passava para a frente com 18, e César de Matos igualava Jorge Vieira com 17. Foi com este número de participações que César de Matos encerrou a sua carreira na Selecção Nacional, iniciada em 15 de Maio de 1925 (curiosamente, tal como Augusto Silva).


Photobucket - Video and Image Hosting

Ao serviço do Belenenses, César de Matos foi três vezes Campeão de Portugal (e duas vezes Vice-Campeão) e quatro vezes Campeão de Lisboa.

Quanto a Augusto Silva, uma das primeiríssimas figuras do Belenenses, já falámos sobre ele em várias outras ocasiões (cfr. 30 de Setembro; 29 de Janeiro; 18 de Março; 22 de Março; 29 de Março).